Para fazer auditoria de URL do Google, é necessário avaliar cuidadosamente o seu site WordPress e checar o estado das URLs. Ao executar essa prática, pode-se garantir maiores chances de o usuário ter a segurança adequada e uma ótima experiência, aumentando o potencial de sucesso do site.
No entanto, não são todos que compreendem a importância da auditoria URL do Google. Assim, esses sites podem não conseguir encontrar possibilidades de melhorias tanto na parte técnica do site como também pecar na checagem do conteúdo disponibilizado no ambiente.
O que é a auditoria de URL do Google?
A auditoria de URL do Google é o processo de análise técnica e estratégica das páginas de um site com o objetivo de verificar como cada URL está sendo interpretada pelos mecanismos de busca. Ela envolve tanto aspectos de rastreamento quanto de indexação e cobertura. A seguir, veja os principais pontos avaliados durante esse tipo de auditoria:
Elemento analisado | Descrição |
Indexação | Verifica se a URL está devidamente indexada pelo Google |
Status HTTP | Avalia se a página retorna 200, 404, 301 ou outros códigos |
Robots.txt e Meta Robots | Detecta se há bloqueios de rastreamento |
Canonical | Garante que o Google reconheça a versão correta da URL |
Conteúdo | Checa se o conteúdo é original, relevante e livre de duplicação |
Sitemap | Confirma se a URL está listada no sitemap enviado ao Search Console |
Esse diagnóstico é especialmente relevante para detectar bloqueios acidentais por arquivos como robots.txt, conflitos de canonical tags, status HTTP incorretos, entre outros fatores que impactam o desempenho orgânico.
O que é a URL Google e qual a sua importância para o SEO?
A URL (Uniform Resource Locator) é o endereço digital de uma página. Os mecanismos de busca usam as URLs para interpretar e indexar o conteúdo. URLs claras, funcionais e bem estruturadas aumentam a visibilidade e melhoram o posicionamento do site.
Principais diferenças entre auditoria de URL e de Website
Uma auditoria de URL analisa a estrutura dos links presentes no site de seu negócio, enquanto a de Website analisa o site por completo. Portanto, pode-se dizer que a análise dos URLs está inclusa na auditoria efetuada no website, aumentando assim as chances de uma análise mais completa.
Objetivos da auditoria de URL do Google
Checar a situação de sua URL do Google é um dos principais objetivos da realização da auditoria de URL em um site. Além desse, existem outros objetivos que estão reunidos na lista abaixo para você ter uma compreensão mais ampla sobre a prática:
- Identificar URLs quebradas ou não indexadas;
- Corrigir erros de rastreamento;
- Verificar problemas de conteúdo duplicado;
- Melhorar a estrutura de redirecionamentos;
- Otimizar a arquitetura de links internos.
Por meio de todos esses objetivos, é bem notável como a auditoria de URL Google pode permitir um excelente estudo do estado de seu site. Dessa forma, é possível encontrar tanto possíveis falhas que devem ser corrigidas com prioridade, como também achar mais oportunidades para melhorias no índice de ranqueamento.

Por que realizar uma auditoria de URL Google periódica?
Realizar periodicamente uma auditoria de URL do Google oferece uma série de vantagens práticas, especialmente para sites que dependem fortemente de tráfego orgânico. Essa análise atua como um raio-X da sua arquitetura digital, revelando problemas técnicos invisíveis a olho nu e oportunidades de otimização que podem gerar ganhos significativos no posicionamento. Ela envolve:
Verificar estado das URLs no Site
A verificação do estado das URLs no site é um ponto que a auditoria de URL do Google permite e que tem poder decisivo no posicionamento do local nos motores de busca. Com isso, você pode identificar a presença de URLs em um formato não adequado para o SEO de seu site, por exemplo.
Caso a auditoria seja feita com frequência, portanto, é possível identificar todos esses problemas com a antecedência necessária. Assim, pode-se poupar prejuízos que poderiam surgir, principalmente os relacionados a quedas de ranqueamento e, consequentemente, redução de visitas.
Identificar problemas de indexação
Identificar os problemas de indexação com base na auditoria de URL do Google é possível, pois a prática exige que você analise cada URL e, consequentemente, cada página que ela redireciona. Por meio disso, pode-se fazer uma análise geral de todo o estado atual do site, possibilitando a identificação de diversos problemas, como:
- Conteúdos repetidos;
- Má estruturação de URLs;
- Dificuldade de carregamento de páginas.
Ao poder identificar todos esses problemas, você é capaz de acionar os profissionais responsáveis pelas respectivas partes dos sites afetadas e entender os motivos desse cenário. Incentive-os a realizar as correções o mais ágil que puderem para evitar que o site tenha quedas problemáticas.
Aprimorar a experiência do usuário
Com uma boa auditoria de URL do Google, é possível melhorar muito a experiência do usuário ao navegar na página. Toda a estratégia permite que sejam feitas a estruturação de links bem mais adequados para o usuário utilizar na página, além de melhorar o encontro dos locais que ele deseja no site.
Um ótimo exemplo é corrigir direcionamentos feitos de forma incorreta. Com a auditoria de URL do Google, você consegue analisar para quais locais as URLs estão direcionando e, assim, corrigir caso haja inconsistências, como textos que afirmam que mandarão o usuário para uma página e redirecionam para outra.
Benefícios da auditoria de URL
Abaixo, destacamos os principais benefícios da auditoria de URL Google para a plataforma virtual que o fizer:
Benefício | Impacto direto |
Maior taxa de indexação. | Mais páginas visíveis nos resultados de pesquisa. |
Correção de erros técnicos. | Eliminação de obstáculos ao rastreamento e indexação. |
Aumento da rastreabilidade. | Facilidade para o Google entender a estrutura do site. |
Otimização do crawl budget. | Melhor aproveitamento do tempo de rastreamento dos bots. |
Melhoria na experiência do usuário. | URLs ativas, rápidas e com redirecionamentos funcionais. |
A correção dos pontos críticos apontados acima tende a fortalecer não só a visibilidade orgânica, mas também a usabilidade, contribuindo com métricas como tempo de permanência e navegação fluida.
Posteriormente à auditoria de URL, é importante que o seu site invista em soluções para os erros que forem identificados, com destaque especial para a falta de conteúdo relevante. Por isso, é interessante reunir um time de especialistas para compor textos de qualidade para seu site poder performar tanto no Google, como atender às expectativas dos interessados.
Para isso, a equipe da B20 Conteúdo Digital oferece o serviço de Redação Digital! Com nossos especialistas, vamos fazer um estudo cuidadoso sobre o seu site e seus objetivos para compor textos que consigam obter um excelente desempenho nos motores de busca, permitindo a melhora de sua presença online. Agende um atendimento conosco para que possamos começar a aprimorar o seu posicionamento na internet!
Quando a auditoria de URL é indicada?
A auditoria de URL do Google é sempre indicada para os sites que estão em um momento de ascensão, já que isso vai proporcionar mais chances do ambiente ser indexado nos motores de busca. Para evitar perder o ótimo momento que o site vive, portanto, garanta que os estudos das URLs estejam devidamente atualizados e bem feitos.
Entretanto, você deve dar urgência à auditoria quando o seu site está com perda no ranqueamento, pois um dos fatores que podem causar essa queda são justamente os URLs mal construídos. Assim, é preciso incluir esse estudo de URLs nas tarefas, pois eles não só podem mostrar problemas nessa área, mas também em outras, como a composição de conteúdo.
Ferramentas recomendadas para auditoria de URL Google
Uma auditoria de URL do Google bem executada depende da escolha das ferramentas adequadas. Felizmente, o mercado disponibiliza soluções robustas — tanto gratuitas quanto pagas — que facilitam a identificação de problemas técnicos e o monitoramento contínuo das páginas. A seguir, apresentamos as ferramentas mais utilizadas e suas funções essenciais:
Ferramentas úteis para auditoria de URL | |
---|---|
Ferramenta | Função principal |
Google Search Console | Verifica indexação, cobertura, usabilidade e dados estruturados de cada URL. |
Screaming Frog SEO Spider | Rastreia sites para encontrar status HTTP, redirecionamentos, meta tags, etc. |
Ahrefs / SEMrush | Avaliam backlinks, autoridade, conteúdo duplicado e cobertura do domínio. |
Essas ferramentas, quando usadas em conjunto, oferecem uma visão completa da performance técnica de um site, permitindo correções rápidas e decisões mais informadas. Junto a elas, é importante que você utilize uma planilha montada cuidadosamente para realizar o registro das URLs para posterior análise e classificação.
O Google Sheets, por sua vez, é a opção mais recomendada tanto por sua acessibilidade como também pela possibilidade de salvamento na nuvem, evitando que os arquivos se percam com facilidade.
Boas práticas para manter URLs otimizadas
A manutenção contínua da saúde técnica das URLs é tão importante quanto a auditoria inicial. Para que as correções feitas se sustentem ao longo do tempo, é preciso implementar rotinas e processos que garantam a qualidade das páginas e sua conformidade com os critérios de rastreamento e indexação do Google. Confira boas práticas técnicas recomendadas:
- Mantenha a estrutura do site organizada: com hierarquia clara e categorias bem definidas;
- Evite conteúdo duplicado: utilize canonical corretamente para sinalizar a versão preferencial da URL;
- Adote URLs amigáveis: use termos curtos e descritivos, com palavras-chave relevantes;
- Corrija redirecionamentos desnecessários: sempre que possível, mantenha a URL ativa e funcional;
- Otimize a velocidade das páginas: o tempo de carregamento impacta o rastreamento e a experiência do usuário.
Essas práticas, quando aplicadas de forma sistemática, fortalecem o desempenho técnico do site e contribuem para um ciclo sustentável de crescimento orgânico. Também é importante ressaltar que se faça um monitoramento dos resultados obtidos para ter mais certeza se as estratégias aplicadas surtiram o efeito desejado.
Como a auditoria de URL Google é feita?
Determinação de objetivos, análise do WordPress, categorização de URLs e avaliação de cada URL são os principais passos para fazer a auditoria de URL do Google. Cada um deles possui um papel crucial para garantir que a prática seja bem executada e, por isso, detalhamos cuidadosamente abaixo:
Determinação de objetivos
Determinar os objetivos de sua auditoria de URL do Google é essencial, pois isso fornecerá direcionamento para o estudo efetuado. Assim, a auditoria fica bem mais aprimorada e proveitosa para o seu ambiente. Por isso, avalie quais foram os problemas relacionados aos links mais prejudiciais ao site, tanto recentemente quanto os que aparecem com frequência, e ponha a resolução deles como objetivo da auditoria.

É importante também considerar as situações que podem afligir um site sem que os profissionais percebam com antecedência. Um exemplo são as épocas em que o negócio está fazendo campanha para um produto e os links utilizados com os interessados os redirecionam para páginas sem nenhum conteúdo. Ao estabelecer bem os objetivos da auditoria de URL, pode-se evitar isso e diminuir as experiências ruins dos usuários.
Análise do WordPress
O estudo do WordPress é indispensável para a auditoria de URL do Google ocorrer, já que nele você consegue informações completas do seu site. Instale os devidos plugins para conseguir exportar corretamente as URLs presentes no site. Com esse primeiro passo devidamente executado, será necessário analisar cada uma e avaliar seu estado.
Categorização de URLs
A categorização de URLs é a ocasião na qual você analisará cada link e vai separar conforme a sua utilidade e para onde o usuário será redirecionado. Você também poderá criar tipos de categorias em sua planilha conforme os conteúdos presentes em seu site, a depender dos objetivos de sua análise. Observe abaixo um exemplo de modelo de tabela para categorias:
URLs desindexadas | URLs Indexadas | URLs Canonizadas |
Neste modelo, você consegue ter um maior controle de quais URLs devem ser analisadas pelos mecanismos de busca e aquelas que não devem. Junto a isso, a tabela fornecerá um controle das URLs mais representativas (as canonizadas) e que representam um conjunto de outras URLs.
Dependendo do tamanho do seu site, o processo pode demorar bastante. Entretanto, é importante que você não o pule e faça com o máximo de cuidado, pois é com isso que se pode diferenciar as URLs, o que facilitará bastante a checagem individual dos links e, por consequência, do estado atual do site.
Avaliação de cada URL
Para avaliar URLs do Google, analise o status de cada URL e as características do site de destino. Utilize a tabela de classificação e verifique a relevância. As seguintes perguntas podem guiar sua auditoria de URL do Google:
Pergunta | Descrição | Exemplo |
Essa página ainda é relevante para o usuário? | Observe se a página apresenta conteúdo relevante para decidir se o URL deve redirecionar para outras páginas. | Promoções sazonais, como uma oferta de um produto em um feriado passado. |
Essa página deve ser encontrada nos mecanismos de busca? | Avalie se você deseja que a página seja encontrada pelos usuários. | Uma página de agradecimento por uma compra feita em seu site. |
Essa página possui conteúdo similar a outra página? | Observe se existem URLs que redirecionam para páginas diferentes, com o mesmo conteúdo (ou muito parecido). | Páginas diferentes que anunciam o mesmo produto com conteúdo muito semelhante. |
Por meio dessas verificações, você consegue responder se suas URLs estão no formato adequado para proporcionar uma melhor experiência ao usuário e, ao mesmo tempo, complementar para o SEO da plataforma.
Outras perguntas relevantes às características do seu site podem ser usadas para analisar as URLs, desde que sejam definidas e que a análise das URLs se baseie nas respostas a essas perguntas.
O que esperar após a auditoria?
Ao implementar uma auditoria de URL do Google e aplicar os ajustes necessários, é possível observar mudanças significativas na forma como o site é interpretado e apresentado nos resultados de busca. Essas melhorias não ocorrem da noite para o dia, mas sim como resultado da consistência nas ações técnicas. Entre os principais ganhos esperados, destacam-se:
Benefícios de uma boa auditoria de URL | |
---|---|
Benefício | Impacto direto |
Maior taxa de indexação. | Mais páginas visíveis nos resultados de pesquisa. |
Correção de erros técnicos. | Eliminação de obstáculos ao rastreamento e indexação. |
Aumento da rastreabilidade. | Facilita o entendimento da estrutura do site pelos mecanismos de busca. |
Otimização do crawl budget. | Melhor aproveitamento do tempo de rastreamento dos bots. |
Melhoria na experiência do usuário. | URLs rápidas e funcionais com redirecionamentos adequados. |
Com esses resultados, o site se torna mais competitivo, responsivo aos algoritmos de ranqueamento e confiável para o usuário final.
O que faço após a auditoria de URL do Google?
Após a auditoria de URL do Google, você deve cuidar de outras partes do seu site para assegurar que ele esteja em excelente forma, como as manutenções frequentes e criação de conteúdo relevante. É preciso destacar esse último, já que os conteúdos são a principal forma que os usuários possuem para ter contato com seu site e decidir se o seu negócio é confiável ou não.
A B20 oferece serviço completo de Redação Digital com foco em SEO. Nossa equipe produz textos alinhados às melhores práticas de ranqueamento e à experiência do usuário. Agende um atendimento e veja como podemos transformar seu site!