A Canonical link tag ajuda os profissionais de SEO a realizarem ranqueamento correto de uma página. O algoritmo do Google busca a maior quantidade de informações possíveis ao detectar sites da internet. Ao verificar similaridade entre endereços, o buscador pode entender que se trata de um conteúdo duplicado e, assim, interferir no ranking ou posicionamento do conteúdo.
Nesse sentido, a canonical link tag surge como um mecanismo importante para ajudar a indexar páginas, de forma que os motores de buscas entendam que aquele site tem conteúdo original.
O que canonical link tag?
A Canonical link tag é uma marcação inserida na página HTML de um site para definir que o seu conteúdo é original, ou seja, não é duplicado. Ela serve para indicar aos buscadores, como o Google e Yahoo, que aquele endereço é o principal entre vários outros com conteúdo semelhante.
Quando o algoritmo do Google encontra uma página com a marcação de canonical link tag, ele entende que se trata do endereço principal e descarta os outros links, ao considerá-los como conteúdo duplicado.
Para que serve?
Essa tag serve para mostrar para o algoritmo de busca qual será a página prioritária a ser exibida entre os resultados. Ao direcionar de forma correta a relevância e similaridade entre links, o processo de indexação e posicionamento no ranking de pesquisa é otimizado.
Qual sua importância?
A Canonical link tag ajuda a melhorar o posicionamento no ranqueamento de páginas e previne conteúdo duplicado. Variações de endereços que levam ao mesmo lugar, como, por exemplo, endereco, endereco/index.html, endereco/home.asp, representam um problema para o algoritmo dos motores de busca.
Para resolver isso, basta usar a canonical link tag. Desse modo, a página será exibida nos resultados como sendo a principal, sem redirecionar o fluxo para outro endereço. Isso é fundamental para preservar o ranqueamento.
Por que usar o canonical link tag?
A fim de beneficiar as estratégias SEO do site da sua empresa, a Canonical link tag informa ao mecanismo de pesquisa qual a URL que deve aparecer no resultado de pesquisas. Isso faz parte das técnicas de otimização.
Um dos desafios dos profissionais de SEO é evitar fatores que possam atrapalhar nos mecanismos de buscas, por isso, usar a equipe responsável pelo conteúdo e otimização de uma página deve se atentar ao uso do Canonical link para não impactar negativamente no ranqueamento.
O Blog da B20 digital traz diversas dicas e tutoriais sobre as técnicas de otimização SEO, como, por exemplo, o uso correto de palavras-chave, títulos, subtítulos, e outros aspectos importantes para otimizar conteúdos.
Como funciona o canonical link tag?
A Canonical link tag funciona ao indicar para o Google qual é a página principal dentro de um site, que contém conteúdos similares. No cabeçalho HTML de uma página deve ser incluída a tag rel=”canonical”. Isso estabelece qual é o link que você deseja que seja encontrado e indexado nos resultados.
Nesse contexto, a Canonical link tag funciona para levar os visitantes para a página correta, quando os mesmos pesquisam por algo e o seu conteúdo é listado entre os resultados de busca. Dessa forma, a experiência dos seus usuários não é prejudicada.
Quando usar o canonical link tag?
A tag deve ser usada sempre que houver conteúdo idêntico ou semelhante entre várias páginas do seu site. Isso inclui páginas de produtos com variações de tamanhos, com categorias semelhantes e com conteúdos em diferentes idiomas ou pelo uso de URLs diferentes para um mesmo assunto.
Um conteúdo é tido como duplicado se é encontrado em URLs distintas, como, por exemplo, meusite.com.br/index.html, meusite.com.br, www.meusite.com.br, etc. Todas representam duplicação. É justamente nessas situações que você precisa usar a marcação rel=”canonical” no HTML, para indicar qual é a página a ser indexada nas pesquisas.
Como usar?
Dentro da página HTML, entre as tags de cabeçalho <head></head>, você deve inserir dentro da tag <link> a marcação rel=”canonical”. Isso indica qual é a página que deve ser redirecionada para o acesso do usuário. Exemplo: <link rel=”canonical” href=”https://www.meusite.com/page-canonical-url”>.
Como ele pode me ajudar?
A canonical tag te ajuda a garantir que sua página principal seja classificada e indexada da forma correta entre os resultados de pesquisa. Assim, o Google não penaliza o seu link como conteúdo duplicado. Vale ressaltar que essa estratégia não funciona entre domínios diferentes (meusite.com.br/page1 e outrosite.com.br/page1). Ou seja, é eficiente para subdomínios (meusite.com.br/page2 e www.meusite.com.br/page2).
Estrutura da canonical tag
A estrutura da canonical tag consiste em adicionar a tag <link> com o atributo rel=”canonical” no cabeçalho do código HTML. A sua estrutura completa é: <link rel=”canonical” href=”url-preferencial”>. O atributo rel=canonical é a versão canônica da página. E o HREF informa o endereço ou link.
Tem diferença da canonical link tag para redes sociais?
As redes sociais também podem apresentar variações de URLs, com conteúdos semelhantes. Quando usamos a marcação rel=”canonical” em uma URL do Facebook, por exemplo, quando um botão ‘like’ é adicionado, a contagem de links é exibida somente na URL canônica.
Em outras palavras, se o usuário acessar uma URL que referencia um link canônico, a ação do mesmo não está ativada na página atual. Vale ressaltar que o Google nem sempre toma a decisão que você quer, porém, é possível influenciar o buscador por meio das tags canônicas.
Como funciona e como usar?
O compartilhamento de link do Facebook, por exemplo, permite especificar a URL canônica, nos metadados HTML do recurso. Isso é feito pela propriedade og:url. Exemplo: <meta property=”og:url” content=”https://example.com/path” />. Todos os links que especificam as mesmas URLs são considerados como um mesmo recurso para fins de métricas.
Quais as melhores práticas da canonical link tag?
Algumas práticas são recomendadas para especificar um URL canônico. Entre elas, podemos mencionar o uso de letras minúsculas nos links, pois os buscadores como o Google diferenciam as letras em caixa alta ou não, tratando-as como endereços de páginas diferentes.
Adiante veremos com mais detalhes quais são as melhores práticas da canonical link, pois esta é uma estratégia que deve ser realizada de forma qualificada para evitar penalizações no ranqueamento:
- Utilize letras minúsculas nas URLs:
- Usar self-reference canonical:
- Usar somente uma canonical tag por página:
- Use a versão correta do domínio (HTTPS ou HTTP):
A Canonical link tag é uma grande aliada no processo de ranquear páginas, porque permite que o algoritmo do buscador encontre de forma correta o link principal da página que aborda assuntos bem parecidos com outras páginas.
Quais erros evitar?
Alguns erros causam impactos e são eles: aplicar a marcação canonical em local errado (o mesmo deve ser declarado no cabeçalho HTML da página) e utilizar a tag em páginas não duplicadas. Além disso, não é recomendado usar o noindex a fim de impedir a seleção de uma página canônica em um único site, pois tal fator bloqueia completamente a página da pesquisa. O ideal é fazer uso da anotação rel=”canonical” link.
O termo noindex refere-se a um mecanismo que instrui aos buscadores, como o Google, a não indexar uma URL. Isso é útil quando se deseja que um determinado site não apareça nos resultados de pesquisas. Entretanto, é preciso cuidado com sua utilização.
No Blog da B20 Digital você pode acompanhar mais dicas sobre otimização de conteúdo e muitos outros temas relacionados ao marketing digital. Se você deseja alcançar o topo dos buscadores de pesquisa, acesse nossos conteúdos e conheça as melhores estratégias para o seu negócio.